Capacitação para médicos reforça compromisso com o atendimento ao TEA – CGNotícias

No dia 2 de abril, quando o mundo se une para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) dará um passo importante para fortalecer o atendimento à crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em uma iniciativa da Coordenadoria da Rede de Atenção Primária à Saúde (Craps), Coordenadoria da Rede de Atenção Psicossocial (Crap) e Coordenadoria da Rede de Atenção Especializada (Crae), será realizada uma capacitação voltada aos profissionais médicos da Rede Municipal de Saúde (Remus), com o objetivo de aprimorar a identificação precoce do TEA e qualificar o atendimento na rede pública.

O evento será ministrado pela Dra. Gislayne Budib, médica psiquiatra e Coordenadora da Crap, no auditório da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Av. Afonso Pena, 377, Amambaí. A capacitação ocorrerá das 7h30 às 11h e será destinada a médicos das Unidades de Saúde da Família, pediatras, profissionais das Unidades de Urgência, CAPS Infantil e Juvenil e do Centro Especializado Municipal (CEM/CEMII).

A médica destaca a importância dessa qualificação para melhorar a assistência prestada na rede básica de saúde. “O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que demanda um olhar atento desde os primeiros anos de vida. Capacitar nossos profissionais significa proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente, garantindo que essas crianças e suas famílias recebam orientação e suporte adequados desde a atenção primária”, enfatiza a psiquiatra Gislayne.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforça que investir na capacitação dos profissionais de saúde é um compromisso da gestão municipal. “Nosso objetivo é garantir um acolhimento qualificado e uma linha de cuidado efetiva para as crianças e adolescentes com TEA. A conscientização e a qualificação dos nossos profissionais são fundamentais para que o diagnóstico seja realizado de forma precoce e as intervenções sejam iniciadas o quanto antes”.

O evento ocorre dentro das ações do “Abril Azul”, campanha que visa sensibilizar a população sobre o autismo e promover iniciativas que ampliem a inclusão e o acolhimento.