O papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), em Roma, depois de enfrentar por alguns meses um grave problema de saúde. E em meio ao pesar pela morte do líder religioso, um grupo de estudantes paraibanos de Santa Rita relembra do dia em que eles conheceram o papa. Mais do que isso, apresentaram uma peça em praça pública para ele.
O encontro aconteceu em 2023, na Praça São Pedro, no Vaticano, dois anos antes da morte de Francisco.
Naquele dia, 20 jovens se apresentaram diante do papa e de milhares de pessoas, de diferentes nacionalidades, que lotavam o local. E ficaram impactados com o momento que viveram.
“Eu lembro que fiquei muito emocionada. Eu só conseguia chorar. Quando eu olhei para o papa, eu só dizia que eu não acreditava que estava ali. A ficha demorou a cair, mas hoje eu me sinto realizada por ter tido essa oportunidade”, destaca Alice Machado, estudante.
Ela estava no elenco da peça que falava sobre a defesa da Amazônia e sobre a cultura dos povos originários.
“O que mais me marcou nisso tudo foi abraçar o papa Francisco”, relembra a menina.
A turma de estudantes frequenta o Centro de Formação Educativo Comunitário de Marcos Moura. E, em 2023, a missão deles era transformar em teatro uma encíclica papal, documento publicado por Francisco naquele ano. Foi esse detalhe que chamou a atenção do Vaticano para a apresentação.
Rejane Paiva, que é a coordenadora dos cursos realizados pelo Centro, lembra que eram 20 os estudantes que participavam da peça. Eles trabalharam duro, entre ensaios e montagem do espetáculo, por um ano inteiro.
“Foi uma apresentação bonita. Não só para o papa, mas para todas as nacionalidades que naquele dia estavam na Praça São Pedro”, comenta Rejane.
Ela relembra também da forma como a apresentação chamou a atenção do papa. “Ele falou o nome do bairro três vezes. A apresentação chamou tanta atenção, que ele fez menções ao grupo. ‘Que jovens com tanta vida, tanto gás, tanta energia’, ele disse”.
Já a irmã Maria Bengozi, que é diretora do Centro de Formação Educativo Comunitário, disse que Francisco foi o segundo papa que ela conheceu, já que muitos anos antes ela já tinha se encontrado com João Paulo II.
Ainda assim, ela fala daquele momento como um dia especial em sua vida.
“Foi uma cena muito marcante. Tanto na minha vida, como na vida deles. Eu não tenho palavra para descrever a cena”, resumiu.
O papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira em Roma (era madrugada no horário do Brasil). Ele vinha sofrendo com problemas mais graves de saúde desde o início do ano.
Sua última aparição pública foi nesse domingo (20) de Páscoa, horas antes de sua morte.