Judocas do Pinheiros são campeões continentais 





Ronald Lima e Nauana Silva garantiram o primeiro lugar; Bianca Reis ficou com o bronze 

Ronad Lima e Nauana Silva, judocas do Esporte Clube Pinheiros, garantiram nesta sexta-feira, dia 25, o título do Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô. A competição está sendo realizada em Santiago, no Chile, e vai até domingo, dia 27, com a disputa das equipes mistas. Bianca Reis, outra judoca do Azul e Preto que entrou no tatame, conquistou a medalha de bronze.

Medalhistas do Time Brasil no primeiro dia de competição. Foto: Beatriz Riscado/CBJ

Ronald Lima (-66kg), que estava lutando pela primeira vez um campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Sênior, venceu nas oitavas de final o dominicano Anderson Pol Guelle, com um estrangulamento. Na sequência, passou pelo rival argentino Joaquin Tovagliari e na semifinal aplicou um Ippon sobre o equatoriano Lenin Preciado. Na disputa pelo ouro, o pinheirense forçou três punções do Salvadorenho Diego Calix e garantiu o lugar mais alto do pódio. 

Ronald Lima. Foto: Gabriela Sabau/IJF

Nauana Silva (-63kg) também fez bonito. Nas oitavas passou pela argentina Iara Figueroa e nas quartas enfrentou a compatriota Rafaela Silva, repetindo o duelo que aconteceu na Seletiva Nacional. Desta vez, porém, o resultado foi favorável para a atleta do Pinheiros, que fez uma luta dura e ganhou nas punições, 3×2. 

Na semifinal, a atual campeã Pan-Americana, Maylin Del Toro Carvajal foi a adversária: Nauana aplicou um waza-ari e conseguiu levar a luta até o término do cronômetro para vencer o combate. A disputa pelo ouro foi contra a canadense Catherine Beauchemin-Pinard. No primeiro minuto de luta, Nauana aplicou um waza-ari, e conduziu o combate até o final para garantir o primeiro lugar no pódio e a inédita medalha de ouro nesta competição. 

Nauana Silva. Foto: Emanuele Di Feliciantonio/IJF

O dia foi encerrado com o bronze de Bianca Reis (-57kg). Nas oitavas passou pela guatemalteca  Shelly Lopez. Nas quartas, aplicou um Ippon sobre a australiana Tinka Easton. Nas semifinais, um duelo brasileiro contra a compatriota Shirlen Nascimento. Bianca acabou sofrendo um yuko e um ippon e acabou ficando para a disputa do bronze, enquanto Shirlen foi para a disputa do ouro. No duelo pelo terceiro lugar, Bianca Reis aplicou um ippon sobre Astrid Gavidia, que veio da repescagem, e garantiu a medalha de bronze. 

Bianca Reis. Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF

Neste sábado, dia 26, será a vez da campeã Olímpica Beatriz Souza (+78kg), da sua xará Beatriz Freitas (-78kg), Giovani Ferreira (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg) representarem o Time Brasil e tentarem o título continental em suas respectivas categorias. As finais começam a partir das 17h com transmissão do site judotv.com e panamsportschannel.org.