Roberto Crema – Antropólogo e psicólogo
“Religar conhecimento ao amor é o mais instigante desafio do momento. É esta a metavirtude que precisa orientar nossa sofisticada tecnociência. Como afirmou um sábio, o amor é a tecnologia mais sofisticada de todos os universos! Sem amor não é possível reinventar e reencantar nenhum mundo, nenhuma sala de aula… Nós precisamos da pedagogia do amor, porque esta é a primeira e a derradeira lição de uma escola transdisciplinar holística da existência. Somente no dia em que aprendermos a amar total e incondicionalmente é que receberemos um certificado de humanidade plena. Esta é a Utopia Humana e estamos aqui para fazê-la florescer…
Não é difícil constatar que o desencantamento do mundo se deu através da desconexão com esta fonte de Vida, sobre a qual Teilhard de Chardin afirmava: “Quando os seres humanos domarem as ondas, os ventos, as tempestades, os furacões, quem sabe não dominarão, também, as forças amor? Então, pela segunda vez na história da humanidade, teremos inventado o fogo!”
Aprender a conhecer e a fazer de forma integrada, através da experiência viva e com discernimento, continua sendo uma arte a ser devidamente aplicada e aperfeiçoada. Para tal, necessitamos de uma escola do Olhar, pois a visão é a véspera do conhecimento. Abrir o olhar para si, para o outro, para o Universo e o Totalmente Outro, eis uma lição fundamental. Um olhar fluídico, que não fica paralisado num único alvo, capaz de acompanhar a dança do agora. Mudar o mundo é mudar o modo de olhar… necessitamos também, de uma escola da Escuta. Escutar antecede compreender. Precisamos transcender esta crise absurda, esta surdez diante dos alaridos e canções da realidade.
Aos 15 anos, orientei meu coração para aprender. Aos 30, plantei meus pés firmemente no chão. Aos 40, não mais sofria de perplexidade. Aos 50, eu sabia quais eram os preceitos do Céu. Aos 60, eu os ouvia com os ouvidos dóceis. Aos 70, eu podia seguir as indicações do meu próprio coração, porque o que eu desejava não mais excedia as fronteiras da Justiça.
Quando orientamos o coração para aprender? Não apenas para conhecer o mundo exterior e para nele atuar. Sobretudo para aprender a estar no mundo, navegar o encontro e florescer como seres humanos. Para tomar consciência do fio de ligação que conecta todos os nossos passos e todos os eventos nos quais habitamos. Como afirmou o estadista Václav Havel, a educação, hoje, é a capacidade de perceber as conexões ocultas entre os fenômenos. ”
Assim, inspiradas nas palavras de Roberto Crema, somos uma escola que escuta e que busca no amor a possibilidade reinventar e reencantar o mundo. Acreditamos na Pedagogia do Amor e que somente no dia em que aprendermos a amar total e incondicionalmente receberemos um certificado de humanidade plena. Esta é a Utopia Humana e estamos aqui para fazê-la florescer…
Com carinho, cuidado e esperança Regina
FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS
• Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos;
orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
• Projeto Formativo para 2025, conforme colocado no Informativo de abril
DESEJAMOS A TODAS AS MÃES DA NOSSA ESCOLA UM DIA FELIZ E UM FUTURO COM MUITA ALEGRIA E ESPERANÇA
AGENDA DE MAIO
01 – Feriado
02 – Recesso
10 – Sábado letivo – Dia das mães*
23 – Aniversários do mês
31 – Festa do aniversário de 80 anos do Jardim de Infância
AGENDA DE JUNHO (sujeita a alterações)
02 – Comemoração interna dos 80 anos do Jardim de Infância Tia Lucy
12- Ensaio da Festa Junina – período da tarde
13 – Ensaio da Festa Junina – período da manhã
14- Festa Junina
19- Feriado
20- Recesso
23, 24 e 25 – Reuniões com as famílias
25 – Comemoração Junina dos aniversários de junho/julho * e último dia de aulas
26 – Início das férias
29/07 – INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE
*seguirão maiores informações pelo Aplicativo
REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora
RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica