Ícone do site O VERBO NOTÍCIAS

Operação Casa Limpa recolhe 1.7 toneladas de materiais

Lucas Lemes


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou mais uma Operação Casa Limpa, que visa ampliar o combate à dengue na cidade. Neste sábado (3), foram recolhidos 1,770kg de materiais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue.

O dia de trabalho dos agentes públicos começou bem cedo nas regiões sul e leste, para a 16ª edição da Operação Casa Limpa, com a equipe e os caminhões nos bairros às 7h da manhã, retirando latas, pneus, garrafas, baldes e outros objetos que acumulam água, na prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

A população fez a sua parte e colaborou com a ação, muitos moradores já deixaram estes itens separados do lado de fora de suas residências na noite de sexta-feira (2).

Como resultado, a equipe encarregada da região leste retirou 790kg, enquanto os agentes da região sul coletaram 980kg, totalizando 1770kg de objetos recolhidos, ou seja, menos possibilidade de proliferação do mosquito nos lares, menos contato com a dengue.

É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Esses materiais devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega VoluntáriaConfira o balanço:

REGIÃO LESTE

Bairros: Residencial Frei Galvão; Jardim dos Coqueiros I e II; Jardim São José I e II; Portal Santa Inês; Jardim Santa Maria I, II, III, IV e V.
– 220kg pneus
– 420kg inservíveis
– 150kg louças

Total: 790kg

REGIÃO SUL

Bairros: Vila Acácias, Vila Nova Conceição, Vila Letônia, Jardim Aeroporto, Vila Nair, Vila Luchetti e Vila São Bento.
– 560kg pneus
– 220kg inservíveis
– 200kg louças

Total: 980kg

GERAL
16ª Operação Casa Limpa, regiões leste e sul: 1.770kg

Controle

Diariamente, diversas medidas de prevenção e enfrentamento à dengue são executadas por todo o município. A programação do carro antidengue, nebulização costal, controle de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.

Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas. É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.

Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas-d’água.

Confira mais orientações para evitar criadouros.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, entre em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Sair da versão mobile