Estamos habituados a atrelar sucesso esportivo a nações que figuram nas primeiras colocações do quadro olímpico, onde até o final do século estiveram EUA e União Soviética e mais recentemente EUA e China, porém, já pararam para pensar que estamos falando de países entre os mais populosos do mundo?
De acordo com a estimativa da ONU, a China é o segundo país mais populoso do mundo com mais de 1 bilhão e 400 mil habitantes, os EUA o terceiro com mais de 330 milhões e a agora Rússia em nona com mais de 140 milhões.
Diante disso, um projeto inglês trouxe para nós um novo indicador que revolucionou o universo da gestão esportiva, fazendo uma correlação entre o número de conquistas com o número de habitantes do país. Os resultados impressionam, pois neste cenário, os três países mencionados anteriormente não ficaram nem entre os 30 primeiros colocados nas últimas décadas.
No top 10 estão em sua maioria, pequenos países europeus, que devido sua baixa população, foram criativos e desenvolveram sistemas esportivos muito mais evoluídos para conseguir bater de frente os grandes, entre eles a Noruega que com míseros 5.5 milhões de habitantes, está em 1º lugar nesse quadro já há alguns anos, inclusive conquistou o 1º lugar nas últimas três edições das olimpíadas de inverno, superando países como EUA, Rússia, China, Alemanha, Canadá, entre muitos outros com populações muito superiores à sua.
Mas o que a Noruega faz de diferente?
Com um modelo inovador, que preserva a ludicidade e a diversificação de práticas esportivas na infância e restringe as competições oficias apenas para jovens a partir dos 14 anos de idade, além de promover um esporte mais saudável e inclusivo, eles provaram para o mundo que esse sistema identifica e forma mais talentos esportivos que os modelos tradicionais.
O que a Noruega tem feito, tem chamado tanto a atenção do mundo que eles estão sendo estudados até pelos Americanos, e aqui no Esporte Clube Pinheiros não é diferente, o modelo é uma das referências da Filosofia Integrada, projeto que direciona os melhores caminhos para o desenvolvimento esportivo do nosso clube.
Para saber mais, acesse o site
Os dados coletados são do Greatest Sporting Nation e são atualizados mensalmente através do site, clique aqui