NBB: A jovem equipe do Pinheiros preparada para a história





Azul e Preto tem jogo decisivo nesta quarta-feira (21) em Franca

 

A jovem equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros está pronta para entrar para a história Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2024/25 . Fez o treino final nesta terça-feira (20) para o confronto decisivo pelas quartas de final contra o Sesi Franca. Só o vencedor irá avançar para a semifinal dae enfrentar o Flamengo, já classificado. O quinto jogo da série – está empatado em 2 a 2 – será nesta quarta-feira (21), às 19 horas, no ginásio Pedrocão, em Franca, com transmissão pelo ao vivo Sportv. Os meninos do Azul e Preto estão prontos para  eliminar o atual tricampeão do NBB.

 Curiosamente, o confronto tem suas peculiaridades. Cada equipe venceu um jogo fora de casa. Agora, no tudo ou nada, o jovem time pinheirense está focado em ficar na história da Liga em caso de alcançar um resultado positivo e eliminar o multicampeão do NBB.

David Sloan, maestro, termômetro e cestinha: terror para a defesa de Franca. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

Individualmente, o armador americano David Sloan é o principal destaque da equipe, ocupando a terceira colocação como cestinha, com média de 17.2 pontos por jogo e assistências, com 5.9 bolas por partida. O pivô Bernardo da Silva, ainda dúvida para o quinto jogo,  é o 11º em rebotes, com 6.6 bolas por jogo. Outro destaque é o jovem pivô Agapy Santos, com média de mais de uma enterrada por partida, segundo colocado do NBB, com 1.1 por jogo, além de 5.5 rebotes por jogo.

O jovem pivô Agapy Santos, na melhor fase da carreira, o rei das enterradas. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

Ainda com a possibilidade de não contar com o pivô Bernardo da Silva, com um problema no pé, o técnico Vitor Galvani tem dúvidas para começar com o quinteto base, podendo ser David Sloan, Jimmy Dreher, Yan Djalo, Pedro Pastre e Agapy Santos, o mesmo que começou na quarta partida. “Precisamos defender muito. Já mostramos que precisamos defender muito, como foi contra a Unifacisa e os quatro jogos contra Franca. O plano defensivo está lingado com o ofensivo para sair nossa transição. Segurar a posse não ter confronto físico que eles são mais fortes. Não entrar na trocação com eles”.

Galvani lembra a equipe só foi bem nos confrontos com Franca, quando houve uma boa defesa. “Fomo bem ofensivamente quando tivemos uma boa defesa transferindo depois de um bom jogo defensivamente. Tivemos falhas, inclusive levamos muita sorte, quando deixamos alguns jogadores deles sozinhos, mas eles erraram.  O jogo lá será muito físico, e vamos torcer para que a arbitragem tenha um padrão, para que possamos ajustar ajustar para sair com a vitória”, completou.

 

O também jovem técnico Vitor Galvani, de 32 anos, na sua primeira grande decisão na carreira. Foto – Marcos Limonti/Sesi Franca

Sloan, sempre tranquilo, espera um jogo duro em Franca. “Todos os jogos foram bem equilibrados e um decisivo deve ser ainda mais. Estamos prontos para fazer nosso melhor jogo e sair de Franca com a vitória”, disse o cestinha da equipe.

 

O pivô Agapy Santos, jovem revelação do Azul e Preto, de apenas 23 anos, também aguarda jogo duro. “Focar muito na defesa e não errar no ataque”, disse. Sobre o bom momento das enterradas, Agapy, que teve origem no esporte no salto em altura no atletismo, acredita que isso tenha ajudado muito. “Gosto muito de enterrar e isso vem do atletismo, onde se faz muito treinamento de saltar e isso me influenciou bastante”, completou.

 

 

Campanha – A jovem equipe do Pinheiros vem fazendo uma temporada espetacular. Na fase de classificação terminou em sexto lugar, com 19 vitórias e 15 derrotas, com 55.9% de aproveitamento. Nas oitavas de final, eliminou a forte equipe do Unifacisa, por 3 a 2 na série melhor de cinco e está empatado nas quartas de final contra o Sesi/Franca (2 a 2).

 

 

Histórico no NBB – O Pinheiros já foi três vezes semifinalista da Liga Nacional, no entanto participou de todas edições. A primeira vez que esteve na semi foi temporada 2010/11, quando ficou em terceiro lugar. Na edição seguinte (2011/12) repetiu a posição. Só voltou a ficar entre os semifinalistas na temporada 2016/17, quando terminou na quarta colocação.

 

SÉRIE QUARTAS DE FINAL – MELHOR DE CINCO

 

EC PINHEIROS (6) 2X2 SESI/FRANCA (3)

Jogo 1 – EC Pinheiros 76 x 89 Sesi/Franca – Villaboim

Jogo 2 –  Sesi/Franca 70×71 EC Pinheiros  – Pedrocão

Jogo 3 –  Sesi/Franca 92×69 EC Pinheiros – Pedrocão

Jogo 4 –  EC Pinheiros 72×66 Sesi/Franca

Jogo 5 – Dia 21, quarta-feira, 19 horas, Pedrocão, em Franca (Sportv)