Uma arara-vermelha foi encontrada na manhã desta sexta-feira (4), em João Pessoa. A ave é uma das que foram roubadas do Parque Arruda Câmara (Bica), zoológico da capital paraibana.
A arara-vermelha foi localizada pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), no bairro de Engenho Velho, em João Pessoa. Segundo a Polícia Ambiental, ela estava em uma gaiola, em uma área de mata, e foi encontrada após denúncias;
A equipe da Bica confirmou que era a ave roubada após visitar a arara no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo.
A arara-vermelha e um papagaio verdadeiro foram roubados na manhã do domingo (29). O papagaio segue desaparecido.
Aves roubadas
Uma arara vermelha e um papagaio verdadeiro foram roubados do Parque Arruda Câmara (Bica) no dia 29 de junho. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Wellison Silveira, à época, foram adotadas todas as medidas de segurança cabíveis, inclusive boletim de ocorrência.
“A gente se deparou na manhã de domingo com essa informação de que duas aves do nosso plantel de animais haviam sido furtadas. Adotamos todas as medidas de segurança, fizemos boletim de ocorrência e nos reunimos com a Polícia Civil e com a Secretaria de Segurança do município. Iremos adotar medidas para instalar câmeras de segurança, aumentar o nosso efetivo da guarda municipal e fazer também investigações”, disse o secretário, em entrevista à rádio CBN João Pessoa na manhã desta segunda-feira (30).
Após o roubo, a Bica anunciou que deve reforçar a segurança, incluindo a instalação de dois postos motorizados da Guarda Municipal, para a realização de rondas no parque.
“Dois postos motorizados armados presenciais, fazendo rondas, afinal de contas, a Bica tem 20 hectares. É uma área com perímetro fechado, muito embora tenha pontos que precisam de um maior cuidado, então nós estamos colocando equipes de segurança nesses setores”, explicou o secretário.