A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece à população que não emitiu alerta comunicando sobre grupos que estariam se passando por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar falsos testes de glicemia com material infectado. Além disso, a gestão municipal de saúde também reforça que as Equipes de Saúde da Família não estão realizando testes glicêmicos nas casas das pessoas.
“Tem circulado nos aplicativos de mensagem um alerta de que grupos estariam se passando por profissionais do SUS e visitando algumas casas afirmando serem da Atenção Básica. Ainda de acordo com a mensagem, essas pessoas pedem para verificar a glicemia dos usuários, mas utilizam material infectado. Essa informação não saiu da Secretaria de Saúde de João Pessoa e também não temos informação da ação desses grupos aqui na nossa Capital”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.
Apesar da informação não ser referente a João Pessoa, a gestão municipal orienta a população pessoense a como identificar quem faz parte da parte das Equipes de Saúde da Família e os cuidados que devem ter nessas situações.
De acordo com a gerente de Atenção Aásica da SMS, Irna Medeiros, quem realiza visita domiciliar são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os profissionais que integram as equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF).
“Os ACSs andam fardados e devidamente identificados de colete azul-escuro com as logomarcas da Prefeitura de João Pessoa e Programa de Saúde da Família na parte da frente, a identificação ‘Agente Comunitário de Saúde’ e a logomarca do SUS na parte de trás da roupa”, explica Irna.
Quanto as visitas das Equipes de Saúde da Família, essas são feitas pelos profissionais das unidades de referência e podem ser agendadas previamente ou de acordo com a rotina para cada local e usuário. “Por isso é importante que as pessoas saibam qual a sua unidade de saúde de referência e conheçam a equipe que lá atua para que na hora de receber a visita domiciliar possam reconhecer os profissionais”, conclui a gerente de Atenção Básica da SMS.
“Nós sempre orientamos que nossos usuários recebam os Agentes Comunitários de Saúde e as equipes das unidades para os devidos atendimentos, por isso, fazemos questão de explicar como esses profissionais se apresentam. Mas, se você não tem certeza se aquela pessoa faz parte da Rede Municipal de Saúde, não a receba em sua casa, sua segurança é de suma importância. E, caso você receba uma visita domiciliar, mas optou por não receber, orientamos que assim que possível compareça à sua unidade de referência para receber o atendimento que seria prestado e confirmar a visita”, conclui o secretário municipal de Saúde.