Na noite desta segunda-feira (7), a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a empresa InPlantar, realizou uma importante capacitação voltada aos guias de turismo e colaboradores da Gruta do Lago Azul, um dos principais cartões-postais do município.
O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença do consultor Júnior Esterquile, que abordou o tema “Responsabilidade dos profissionais no Sistema de Gestão da Segurança”, e do professor doutor Paulo César Boggiani, renomado geólogo com pesquisas reconhecidas na Gruta do Lago Azul, que palestrou sobre aspectos científicos e a relevância do atrativo para a geologia brasileira e mundial.
A Prefeitura de Bonito reforça que ações como essa são fundamentais para manter a segurança dos visitantes, valorizar os profissionais do turismo local e conservar os atrativos naturais que tornam Bonito reconhecido mundialmente como a capital brasileira do ecoturismo.
Funsat oferece 2.021 vagas nesta terça-feira (8) – CGNotícias
O prefeito Josmail Rodrigues destacou a importância de investir na qualificação dos profissionais que atuam diretamente com o turismo no município. “Estamos falando de um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. É nosso dever, como gestão municipal, garantir a segurança e promover conhecimento aos guias e colaboradores que recebem turistas do mundo inteiro. Isso é cuidado, valorização das pessoas e do nosso destino”, afirmou.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Ferreira Salvadori, também reforçou o compromisso com a qualidade do atendimento e a segurança no atrativo. “A Gruta do Lago Azul é símbolo de Bonito. Essas ações de capacitação elevam a excelência do nosso turismo, fortalecem a segurança, a conservação do patrimônio e o profissionalismo dos nossos guias, que são a linha de frente da experiência dos visitantes”, destacou.
Em sua palestra, o professor doutor Paulo César Boggiani enfatizou a relevância científica e histórica da Gruta do Lago Azul. “Esse lugar é um laboratório natural que nos conta a história do planeta. Conhecer para proteger é um dos maiores ensinamentos que podemos levar daqui”, pontuou.
Já o consultor Júnior Esterquile alertou sobre a responsabilidade técnica e ética dos profissionais no cotidiano. “Segurança é um processo coletivo. Cada guia, cada colaborador, precisa entender seu papel no sistema de gestão, pois pequenos atos garantem grandes resultados na prevenção de riscos”, afirmou.
Obras no CRS Aero Rancho não afetam atendimento, que segue em prédio anexo no complexo – CGNotícias
Como próximo passo desse projeto, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está trabalhando para conquistar a certificação da ABNT em Turismo de Aventura para a Gruta do Lago Azul, garantindo ainda mais qualidade, segurança e reconhecimento nacional no atendimento aos visitantes. Essa certificação reforçará a posição de Bonito como destino turístico de referência no Brasil e no mundo, fortalecendo práticas de gestão segura e responsável.