Reynan Gabriel e Agapy Santos são campeões mundiais universitários de basquete





Na prorrogação, Brasil venceu os Estados Unidos na grande final por 94×88; Atletas se juntam a outros dois Pinheirenses que já garantiram medalhas 

 

Os atletas do Esporte Clube Pinheiros, Reynan Gabriel (armador) e Agapy dos Santos (pivô), foram campeões mundiais Universitários de Basquete (Universíade) 2025. Neste sábado, dia 26, o Brasil enfrentou os Estados Unidos na final do torneio, que aconteceu na região metropolitana de Rhine-Ruhr – Alemanha e, na prorrogação, venceu por 94×88 (29×43).

Reynan foi titular na partida. Agapy iniciou no banco de reservas e entrou ainda no primeiro período, faltando pouco mais de dois minutos para o término.  As seleções fizeram uma primeira parte discreta, com vantagem brasileira de apenas três pontos, 20-17. Destaque para uma ponte aérea do pivô Agapy. No segundo período, domínio da equipe americana da metade para o final, colocou os Estados Unidos em vantagem para o intervalo: 29×43. No terceiro período, a equipe americana teve 45% de acerto nas tentativas de dois pontos, enquanto a seleção brasileira teve índice de apenas 25%. Com eficiência maior, os Estados Unidos abriu ainda mais vantagem no placar: Brasil 45×67 EUA. No quarto e último período, a equipe brasileira encostou no placar, ficando apenas três pontos em desvantagem, faltando 1:20 para o término do jogo. Faltando 30 segundos, O Brasil diminuiu para apenas um ponto, mas na posse seguinte, os Estados Unidos converteu a cesta. Faltando seis segundos, o Brasil igualou o placar, 80×80, e levou a partida para a prorrogação. Recortando apenas o quarto período, a vitória brasileira foi de 35×13. 

Agapy Santos (13) e Reynan Gabriel (9). Foto: Divulgação/FISU

No início da prorrogação o Brasil abriu seis pontos de vantagem, 86×80, os Estados Unidos diminuiu com uma bola de três e na sequência, as equipes trocaram pontos. No minuto final, a vantagem era de três pontos para o Brasil, 90×87, e a partida terminou com vitória brasileira, 94×88.

Com a medalha de ouro garantida, Reynan e Agapy se juntam à judoca Beatriz Freitas (Medalhista de prata) e ao nadador Kaique Alves (medalhista de bronze), como os atletas do Pinheiros que subiram ao pódio nesta edição dos Jogos Mundiais Universitários.