Hugo Motta ameaça suspender deputado que impedir sessão na Câmara

Hugo Motta promulga suspensão de suspensão contra Alexandre Ramagem.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), decidiu manter a sessão deliberativa prevista para a noite desta quarta-feira (6), mesmo diante da obstrução promovida por parlamentares da base bolsonarista.

No comunicado, a Secretaria-geral da Mesa alertou para a possibilidade de sanções disciplinares, como a suspensão do mandato por seis meses, contra parlamentares que insistirem em atrapalhar os trabalhos na Casa.

“Quaisquer condutas que tenham por finalidade impedir ou obstaculizar as atividades legislativas sujeitarão os parlamentares ao disposto no art. 15, inciso XXX, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados (suspensão cautelar do mandato por até seis meses)”, diz o comunicado.

Obstrução de bolsonaristas

O protesto teve início na terça-feira (5), quando deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro ocuparam o plenário da Câmara em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou prisão domiciliar a Bolsonaro por violação de medidas cautelares.

Os parlamentares também têm pressionado pela votação da proposta de anistia e pelo impeachment de Moraes, realizando atos simbólicos, como o uso de esparadrapos na boca e faixas com críticas ao Supremo.