13 de agosto de 2025
9:30
Por: Rose Campos
Fotos: Ana Paula Pignataro/Secom
Em uma parceria entre a Secretaria da Mulher de Sorocaba e o Hospital de Amor, de Barretos, uma carreta equipada com clínica móvel estará atendendo, a partir desta terça-feira (12) e até a próxima sexta-feira (15), pacientes já agendadas para a realização de exames preventivos e ações de combate ao câncer de mama e de colo de útero. A ação está sendo realizada com recursos de emenda impositiva da deputada federal Maria Rosas.
O objetivo é proporcionar às mulheres sorocabanas a realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero (papanicolau) e também do câncer de mama (mamografia).
Para cada dia desta ação está prevista a realização de 50 exames de papanicolau e outros 60 exames de mamografia, sendo que serão atendidas pacientes que já se encontram na fila da Secretaria Municipal de Saúde (SES) para a realização desses exames.
Com o objetivo de dar fluidez aos atendimentos, estarão disponíveis, diariamente, quatro profissionais de saúde, adequadamente capacitadas e também encaminhadas pelo Hospital de Amor.
“Trata-se de uma ação importante que está chegando ao nosso município com o apoio desse hospital, que é uma referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer. E tudo isso graças ao empenho da deputada Maria Rosas e sua equipe, que foi muito solícita ao atender um pedido nosso, ajudando a dar sequência aos atendimentos voltados à saúde da mulher, em Sorocaba”, afirma a secretária da Mulher, Rosângela Perecini.
Entre as pessoas que aguardavam atendimento estava Isabel Cristina Ribeiro, moradora do bairro Nova Sorocaba, que decidiu sair cedo de casa para chegar ao local com tranquilidade e ser uma das primeiras a passar pelo exame de mamografia. “Estava aguardando esse exame há cerca de seis meses. Até que não é muito tempo, pois das outras vezes precisei esperar mais tempo. Mas acabei não fazendo no ano passado. Por isso, acho muito importante esta oportunidade e não quis perder. Eu faço por prevenção. É muito melhor do que não se prevenir e um dia descobrir que tem a doença, quando já estiver adiantada. Todas as mulheres têm que ficar atentas e fazer a prevenção também. Mesmo que, às vezes, demore”, sugeriu Isabel.
Quem também saiu de casa cedo para ir até a Secretaria da Mulher e receber o atendimento foi Rosângela Martins Gonçalves. Ela igualmente procura realizar anualmente a mamografia, com o intuito de evitar alguma surpresa desagradável. “É nossa saúde que está em jogo. Eu não tenho ninguém com essa situação na família, mas acompanho o caso de uma amiga, que está com câncer de mama. É muito sofrimento. Então, como é algo que a gente não consegue ver, só fazendo o exame mesmo, para saber o que está acontecendo com nosso corpo e ficar mais aliviada. Eu precisei aguardar nove meses antes de ser atendida, mas agora, felizmente, estou aqui. É preciso o município sempre fazer mais pela saúde da população. E a gente não pode desperdiçar a oportunidade”, disse.
Márcia Cristina Bauza de Campos, por sua vez, conta que até havia se esquecido do pedido de exame, quando foi chamada. “Faz cerca de cinco meses. Estou feliz por estar aqui para fazer o exame agora. Vim com meu marido, que está aguardando. E sei o quanto é importante, fiquei quatro anos sem fazer e não posso perder essa chance”, disse a moradora da Vila Helena. Na família, ela conta que uma prima passou pela doença. “Não foi nada fácil, mas agora, graças a Deus, ela está curada. Tenho sete irmãs e nenhuma delas recebeu esse diagnóstico. Então, é importante a gente sempre se cuidar. Não conhecia aqui. O lugar não é longe e estou sendo muito bem atendida”, completa.
Após a realização dos exames, no prazo informado às pacientes, os resultados serão liberados em uma plataforma virtual à qual elas terão acesso, mediante a senha do protocolo. Em caso de diagnóstico positivo, o Hospital de Amor também estará pronto para acolher e atender essas pacientes, dando início ao tratamento necessário.