A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta terça, 19, a dragagem do Rio Grande, na região da Ilha dos Pescadores. A ação, aguardada desde 2002, atende a uma demanda histórica da comunidade pesqueira e tem como objetivo facilitar o tráfego das embarcações e prevenir acidentes e alagamentos.
A abertura dos trabalhos contou com a presença da prefeita Flavia Pascoal, dos secretários de Meio Ambiente, de Agricultura e Pesca, além de vereadores e representantes do setor pesqueiro.
“Essa é uma conquista muito importante para a comunidade pesqueira e para toda a cidade. A dragagem do Rio Grande, aqui na Ilha dos Pescadores, era uma demanda antiga e necessária, que agora conseguimos colocar em prática. Com esse trabalho, vamos garantir mais segurança para as embarcações, melhorar as condições de tráfego no rio e também contribuir para a prevenção de alagamentos em Ubatuba”, destacou a prefeita Flavia Pascoal.
O assoreamento é um processo natural, influenciado pelo movimento das marés no leito do rio. O acúmulo de sedimentos provoca a redução da profundidade da água, dificultando a navegação e aumentando o risco de colisões entre embarcações. Já o desassoreamento, além de restabelecer as condições de navegabilidade, melhora o escoamento do rio e contribui para diminuir a probabilidade de enchentes nas áreas próximas.
“Todo o processo de licença ambiental no Rio Grande, Indaiá, Acaraú e demais rios da cidade, tanto na região Central quanto no Norte e Sul de Ubatuba, prevê uma intervenção de quase 51 mil metros quadrados”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Arantes.
“O ir e vir das embarcações não pode ficar prejudicado por conta da falta de cuidado do principal acesso dos barcos. Essa dragagem garante mais segurança e tranquilidade para os trabalhadores da pesca”, ressaltou o secretário de Agricultura, Leandro Herrera, a respeito da dragagem.