O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas Gerais avança com melhorias que já impactam diretamente a segurança viária. Até agora, 58 trevos em rodovias do estado foram reformados e iluminados, beneficiando motoristas e passageiros. As intervenções estão sendo realizadas pela concessionária EPR, que administra os lotes do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Varginha-Furnas, sob regulação e fiscalização da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig).
Os investimentos somam mais de R$ 19,5 milhões e já geraram reduções expressivas nos índices de acidentes: nas Vias do Café, a queda chegou a 77%; na EPR Triângulo, os acidentes passaram de 19, entre fevereiro e junho de 2024, para 7 no mesmo período de 2025, uma redução de 63%; e na EPR Sul de Minas, a diminuição foi de 54% na comparação entre os períodos anterior e posterior às intervenções.
“A Artemig exerce um papel estratégico na regulação e fiscalização das concessões rodoviárias, assegurando que os investimentos realizados promovam não apenas infraestrutura de qualidade, mas também mais segurança para todos. A iluminação adequada das vias é um desses investimentos fundamentais. Ela contribui diretamente para a redução de acidentes, aumenta a visibilidade noturna, reforça a sensação de segurança e melhora a experiência dos usuários nas rodovias mineiras. Trata-se de uma medida que salva vidas e promove um trânsito mais seguro e eficiente.”, afirma o diretor-geral da agência, Breno Longobucco.
Desde o início das operações, foram instalados 1.327 postes e 1.386 luminárias em 58 trevos. Além disso, diversos dispositivos passaram por recuperação de pavimento, drenagem e sinalização. Outros 37 trevos já têm iluminação prevista até o fim de 2025, ampliando o alcance dos resultados positivos.
Trevo de Areado (MGC-491) recebeu reforço de sinalização, geometria e iluminação em LED e teve acidentes zerados.
EPR / Divulgação
“Cada trevo iluminado é uma ação concreta para preservar vidas. Quando os acidentes caem, comprovamos que o investimento feito tem retorno imediato em segurança. A iluminação, combinada com melhorias físicas, é parte de uma estratégia maior para transformar rodovias em ambientes mais seguros para todos”, afirma Diogo Santiago, diretor-presidente da EPR no Núcleo Minas Estadual.
“Esses resultados mostram o impacto direto das intervenções: em alguns trevos, conseguimos zerar os acidentes. Isso reforça a importância dos investimentos em segurança e a responsabilidade que temos com quem passa todos os dias por nossas rodovias. Vias mais seguras atraem pessoas, movimentam cargas e ajudam a gerar empregos e renda”, afirma José Salim, diretor-executivo da EPR Vias do Café.
As intervenções fazem parte dos contratos e priorizaram trechos com maior risco de colisões e baixa visibilidade, especialmente à noite. As luminárias utilizam tecnologia LED, que alia eficiência energética, durabilidade e baixa necessidade de manutenção. Além de contribuir para a sustentabilidade, o LED melhora significativamente a visibilidade noturna, aumentando a segurança de motoristas e pedestres.
Entre os casos de maior impacto técnico e de segurança, destacam-se:
- EPR Vias do Café: o Trevo Empresarial de Alfenas (MGC-491), que passou de 10 acidentes antes da iluminação para zero após a intervenção; e o Trevo de Areado (MGC-491), que recebeu reforço de sinalização, geometria e iluminação em LED e também teve acidentes zerados.
- EPR Sul de Minas: entre os destaques estão os trevos de Andradas, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Monte Sião, que também passaram por intervenções como nova pavimentação, implantação de sistemas de drenagem e reforço na sinalização refletiva. No consolidado dos 13 trevos, os acidentes reduziram para menos da metade.
- EPR Triângulo: os dispositivos da BR-365 nos municípios de Patrocínio (km 483+200), Araguari (km 592+700) e Uberlândia (km 604+000) somaram 8 acidentes no primeiro semestre de 2024 e registraram apenas 2 acidentes no mesmo período de 2025, após a iluminação e reforma.
Transformação completa
Além da iluminação, os trevos passaram por melhorias físicas que elevaram o padrão de segurança das rodovias. Foram aplicadas 1.159 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material asfáltico com alta durabilidade utilizado na recomposição do pavimento. Também foram executados mais de 26 mil metros de drenagem superficial, 46 unidades de drenagem profunda e instaladas 172 placas de sinalização e 4.615 tachas refletivas — componentes fundamentais para garantir boa visibilidade e escoamento da água da chuva, especialmente em períodos de baixa luminosidade.