Ícone do site O VERBO NOTÍCIAS

Fundação Catarinense de Educação Especial publica manual sobre uso correto do cinto em cadeiras de rodas

Já está disponível na Biblioteca Virtual da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a publicação Manual Cinto de Posicionamento, produzido por pesquisadores do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA) da FCEE e que tem como objetivo apresentar o equipamento e permitir sua reprodução, por meio de um passo a passo de todo o processo de confecção. A Biblioteca Virtual da FCEE reúne todas as publicações oficiais na área da educação especial. Confira neste link.

“Nosso objetivo é atender um número cada vez maior de pessoas com deficiência, por meio do uso de cintos de segurança adequados em cadeira de rodas, proporcionando mais conforto, segurança e qualidade de vida”, afirma a pedagoga Marília Tessarin Watashi, uma das autoras da publicação, ao lado da terapeuta ocupacional Ana Carolina Savall e da costureira Marilene Aparecida Ferreira.

O Manual dispõe de informações técnicas sobre o cinto de adequação postural, equipamento desenvolvido pela equipe de terapia ocupacional da FCEE que une dois modelos de cintos mais conhecidos, o cinto pélvico e o cinto peitoral, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. “Esse cinto surgiu a partir das avaliações de nossa equipe, que verificou muitas pessoas cadeirantes, atendidas pelo CERTA, que não ficavam bem posicionadas utilizando apenas o cinto pélvico, e, ao mesmo tempo, outras que utilizavam o cinto peitoral, além de mal posicionadas, ficavam muito desconfortáveis, às vezes com o cinto na altura do pescoço”, explica Marília.

A escrita do manual traz de forma clara e objetiva todo o processo de confecção do cinto de psocionamento, desde as costuras, os materiais utilizados, até fotos e imagens que facilitam a compreensão sobre todo o processo.

O Manual Cinto de Posicionamento (São José: FCEE, 2025) é uma produção técnica da FCEE vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas (Nespe) da instituição.

Sair da versão mobile