Bernardo Coelho atribuiu o feito ao trabalho em equipe; Treinador destaca a rápida evolução do atleta de apenas 14 anos
O Campeonato Brasileiro sub-14 de Polo Aquático terminou no último domingo, dia 24, e premiou o artilheiro da competição masculina Bernardo Coelho, atleta do Esporte Clube Pinheiros, com 38 gols na competição. Além da artilharia, o atleta também entrou para a Seleção do Campeonato.
Feliz pelo desempenho, Bernardo atribuiu o feito ao trabalho em equipe. “A conquista da artilharia e da seleção do Campeonato não foi algo individual, foi do time inteiro. Esse resultado não veio de repente, teve uma longa trajetória para chegar até aqui: o meu esforço, do meu time e dos técnicos. Essa conquista demonstrou para mim que o resultado do esforço chega, basta dar o máximo de si e acreditar no seu potencial e do coletivo”, comentou o jogador.
Na competição, o Pinheiros disputou seis partidas. Divididos pelo número de gols feito por Bernardo, a média foi de seis gols por jogo. Na tarde que mais balançou as redes, o atleta marcou nove vezes, contra o Tijuca Tênis Clube, na partida em que o Pinheiros venceu por 16×4. O feito do Pinheirense se torna ainda maior se levarmos em consideração o total de gols feito pelo Pinheiros na competição: 69; Bernardo fez 55% deles.
“O Bernardo joga Polo Aquático há aproximadamente dois anos e vem de uma geração de irmãos que também joga, o que facilita o aprendizado dele. Já está em seu DNA. Então, ele já tem um interesse natural em querer aprender e melhorar cada vez mais. É um menino que desde pequeno nadou muito bem – ele vem da natação – a única coisa que ele teve que se preocupar foi a parte com bola e, por isso, a evolução dele tem sido muito nítida”, destacou seu treinador, Iosse Alonso.
Iosse também falou do trabalho de integração que é feito entre as categorias de base do Clube, o que tem colaborado para a evolução dos atletas. “Conforme os atletas treinam e vão ganhando experiência dentro da própria categoria, fazemos com que ele avance e comece a treinar com categorias maiores, o que ajuda muito em seu desenvolvimento. No caso do Bernardo, ele é sub-14 e treina com o Sub-16. Quando volta para jogar pelo sub 14, tem melhores tomadas de decisões, o que ajudou na quantidade de gols marcados, por exemplo”, completou o técnico. Ainda segundo ele, a conquista da artilharia da competição motivou os outros jogadores a acreditarem em seus talentos e que com dedicação é possível chegar ao objetivo.
Hoje com 14 anos de idade, Bernardo almeja um futuro vencedor dentro do esporte. “Meu maior sonho é continuar conquistando medalhas individuais, mas, mais que isso, é ter um resultado coletivo, para que o Pinheiros se destaque entre os melhores do Brasil”, finalizou.
Resultados do Pinheiros na competição
TTC 4×16 ECP
IRA 1×18 ECP
SHB 9×8 ECP
CAP 10×9 ECP
SESI 23×4 ECP
ECP 14×5 CPM – Semifinal série Prata