Basquete: Pinheiros faz outro bom jogo, derrota Osasco e espera o clássico de quarta-feira





Lucca Boracina foi o maior destaque, junto com Meili, Cauã e Gregate

 

A equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros conquistou mais uma grande vitória pela fase de classificação do Campeonato Paulista da Divisão Especial. Na manhã deste domingo (31). Jogando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, derrotou o Basket Osasco por 90 a 65 (41 a 29). Agora, o Azul e Preto tem quatro vitórias e cinco derrotas, ocupando a oitava colocação. O próximo jogo será na próxima quarta-feira (3), às 20 horas, no clássico dos jardins contra o Paulistano.

A partida começou equilibrada, com o Pinheiros não conseguindo efetuar seu jogo de transição. A partir do momento que passou defender melhor, o contra-ataque saiu e as bolas de foram caíram. Chegou bem no fim dos dois primeiros períodos, com 41 a 29. Nos dois períodos finais, teve seu melhor momento no jogo, chegando a abrir 25 pontos (65 a 40) para administrar no quarto período e chegar à sua segunda vitória seguida.

Ponto principal da equipe: não dar segunda chance ao adversário. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

Para o técnico Bruno Porto, o melhor entrosamento e a chegada dos jogadores Agapy e Djalo, reforçou bem os setores físico da equipe. “Tivemos nosso momento ruim no campeonato, com quatro derrotas seguidas, mas em função de acumulo de jogos, acumulo de minutos em quadra porque estávamos jogando com oito e com um time bem jovem. Tudo isso serviu para o amadurecimento dos meninos, melhorando fisicamente e foi o reflexo nos dois jogos, com um grupo mais robusto, com mais tempo de descanso e treinamento. O caminho é esse. Não é porque perdeu que está tudo errado, não é porque ganhou que está tudo certo. Temos que ir dia a dia, passo a passo sabendo que nosso objetivo é o desenvolvimento, mas ao mesmo tempo ganhar porque somos competitivos. E quarta-feira é mais um desafio contra o Paulistano e espera que o time mantenha essa mesma pegada”.

Gregate, outra boa atuação e a enterrada animal – jogada do jogo. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

“Estamos cda vez melhorando. Voltamos a ter mais confiança. Temos que jogar sempre assim, solto, feliz e confiante. Agora esquecer as duas vitórias seguidas e focar na quarta-feira contra o Paulistano que promete ser um jogão. O time está mais entrosado, unido e impondo nosso ritmo. Com isso fizemos com que os caras corressem atrás de nós”, analisou Lucca Boracina, o cestinha da equipe.

Na partida contra Osasco, o jovem time pinheirense, que também faz uma preparação para as finais da Liga de Desenvolvimento, repetiu a boa atuação que teve em Franca, quando venceu o multicampeão Sesi/Franca. Defesa forte, contra-ataque e selecionando bem os arremessos para não acumular erros. O destaque da equipe foi Lucca Boracina, de 18 anos, com 20 pontos, além de cinco assistências e 3 rebotes), seguido por Vitor Meili (14 pontos, 5 rebotes e 3 assistências).

 

Também jogaram e marcaram para o Pinheiros (90) – Cauã Pacheco (10 pontos, 7 rebotes e 7 assistências), Felipe Gregate (12 pontos, 7 rebotes e 3 assistências), Pedro Pastre (8 pontos, 5 rebotes e 1 assistência), Brian Boff (9 pontos e 2 rebotes), Agapy Santos (1 ponto e 3 rebotes), Yan Djalo (9 pontos, 4 rebotes e 1 assistência), Afonso Pacheco (5 pontos, e 4 rebotes), Walacy Oliveira (2 pontos e 1 rebote), Artur Bueris (1 assistência) e  Anthony Gabriel.

Cauã Pacheco, maestro na armação. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

O Pinheiros ainda foi melhor nos rebotes. Apanhou 44 bolas, sendo 12 de ataque, contra 42 de Osasco, 11 de ataque. O americano Anthony Harris, com 19 pontos foi o cestinha do time da Grande São Paulo, caçula na próxima Liga Nacional.

 

JOGOS DO PINHEIROS

Setembro:

03/09 (quarta-feira) – 20 horas

EC Pinheiros x CA Paulistano / CORPORE (youtube)

Ginásio Henrique Villaboim

Garanta seu ingresso pelo Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/campeonato-estadual-de-basquete-divisAo-especial-a1—2025/3059432

Resultados do ECP no primeiro turno

Rio Claro 63×92 EC Pinheiros

EC Pinheiros 77×79 Corinthians Paulista

EC Pinheiros 92×63 Mandic/Limeira

Bauru 90×67 EC Pinheiros

Mogi 76×68 EC Pinheiros

EC Pinheiros 58×65 LSB / Sorocaba

ECP Pinheiros 76×84 Farma São José

Sesi/Franca 62×84 EC Pinheiros

EC Pinheiros 90×65 Basket Osasco

Imagem destacada – Lucca Boracina

Fotos – RIcardo Bufolin/ECP