Ícone do site O VERBO NOTÍCIAS

Secretaria da Mulher realiza a segunda edição mensal do “Mercado Solidário” com entrega de alimentos não perecíveis e produtos de hortifrúti



5 de setembro de 2025

20:41

Por: Rose Campos

Fotos: Michelle Alves/Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou a segunda edição mensal do programa “Mercado Solidário”, com a entrega de alimentos não perecíveis e também produtos de hortifrúti para famílias em vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Iniciado em agosto passado, quando proporcionou o atendimento de cerca de 500 famílias, a iniciativa deve prosseguir, sendo realizada toda primeira sexta-feira do mês.

Foram oferecidos itens básicos para o dia a dia das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios, como arroz, feijão, macarrão, pó de café, entre outros, até frutas e legumes in natura, tais como, cenoura, tomate, cebola, pimentão, bananas, mexerica, entre outros produtos de época. Todos os itens disponíveis resultam de doações feitas por empresas, instituições e pela população. E as pessoas atendidas podem escolher, entre todos os itens disponíveis, aqueles de sua preferência e os de maior necessidade em casa.

Na ocasião, o Sine Móvel, unidade itinerante do Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), atendeu o público interessado em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Outro serviço que esteve disponível, no local, foi o Ônibus Rosa, da Secretaria da Saúde (SES), com serviços voltados à saúde da mulher. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) também compareceu e ofereceu aos participantes mudas de plantas.

Nosso objetivo é apoiar a população, especialmente as mulheres do nosso município, proporcionando uma ação como esta que representa uma atenção imediata às necessidades da família e um alívio no orçamento doméstico”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga. Também estiveram presentes, durante o Mercado Solidário, a secretária da Mulher, Rosangela Perecini; da cidadania, Ana Cláudia Fauaz; de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia; de Recursos Humanos, Cléber Fernandes; de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini; do Gabinete Central e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; além dos vereadores Alexandre da Horta e Rogério Marques.

A ação trouxe alívio para pessoas como Tainá Tamires, moradora do bairro Itapemirim, que participou pela primeira vez do Mercado Solidário. “Ah, vai me ajudar bastante, porque agora estou desempregada. Só o meu marido está trabalhando. Então, ajuda bastante no orçamento, porque também tenho um filho pequeno, de um ano e cinco meses. Daí é importante poder levar umas frutas, uns legumes frescos, para fazer papá para ele”, ela conta.

A próxima inscrição para as mulheres que queiram participar será a partir do dia 20 de setembro, sendo que a data prevista para o próximo Mercado Solidário é o dia 5 de setembro. Para participar, basta se inscrever pelo link: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/mercado-solidario-mulher/. Podem participar moradoras de Sorocaba que possuam o Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

A Secretaria da Mulher está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 99772-6431 ou pelo e-mail: semul@sorocaba.sp.gov.br.

Sair da versão mobile