O Navio Cisne Branco, da Marinha do Brasil, atraca no Porto de Cabedelo no dia 12 de setembro e permanece até o dia 16. A visita faz parte da viagem que celebra os 25 anos de incorporação da embarcação à Marinha.
O “navio mais bonito da Marinha”, como é chamado pela própria instituição, volta à Paraíba após dois anos. Essa será a quarta vez que a embarcação visita o estado.
Conhecido também como a “Embaixada Brasileira no Mar”, o Cisne Branco representa o Brasil em eventos nacionais e internacionais. Além disso, cumpre papel de formação dos marinheiros e preservação das tradições navais.
LEIA TAMBÉM:
Atualmente, a embarcação está sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Eduardo Rabha Tozzini e conta com 77 militares a bordo. O navio segue viagem pelo Nordeste para participar da 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (REFENO), no fim deste mês.
Visitação gratuita em Cabedelo
O público poderá visitar o Navio Cisne Branco no domingo, 14 de setembro, das 10h às 17h, no Porto de Cabedelo. A entrada é gratuita e acontecerá na Rua Presidente João Pessoa, no Centro da cidade.
Durante a visita, será realizada uma Campanha Solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis. Um militar ficará responsável pelo recolhimento das doações, que serão destinadas a instituições apoiadas pela Marinha.
Por motivo de segurança, a orientação é que os visitantes usem calçados fechados e sem salto.
Qual a história do navio Cisne Branco?
O Cisne Branco possui mais de 2 mil metros quadrados de área vélica e mais de 25 velas, inspiradas no design de veleiros do século XIX.
Segundo a Marinha do Brasil, esta é a terceira embarcação a receber o nome Cisne Branco. O navio foi construído em Amsterdã, na Holanda, pelo estaleiro Damen Oranjewerf.
A quilha foi batida em 9 de novembro de 1998, e o lançamento ao mar ocorreu em 4 de agosto de 1999. A entrega à Marinha aconteceu em 4 de fevereiro de 2000.
Naquele mesmo ano, participou da Regata Internacional Comemorativa aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, percorrendo a chamada “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. O navio foi incorporado oficialmente à Armada em 9 de março de 2000.