Carreta do Hospital de Amor realiza cerca de 500 atendimentos de exames na Secretaria da Mulher de Sorocaba – Agência de Notícias



19 de agosto de 2025

9:18

Por: Rose Campos

Fotos: Rose Campos/Secom e Divulgação/Semul

Durante o período de terça até a última sexta-feira (12 a 15), quando a carreta do Hospital de Amor, de Barretos, esteve estacionada ao lado da Secretaria da Mulher (Semul) de Sorocaba, um total de aproximadamente 500 exames, entre papanicolau e mamografias, foi realizado, a partir de uma parceria viabilizada entre as duas instituições com o apoio de uma emenda impositiva da deputada federal Maria Rosas.

A ação, que possibilitou a realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero (papanicolau) e do câncer de mama (mamografia), contribuiu para diminuir o tempo e a lista de espera de pacientes que aguardavam esses procedimentos no município, uma vez que foram atendidas pacientes já cadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SES).

A carreta disponibilizada e que esteve em Sorocaba ao longo de quase uma semana é um veículo equipado com os instrumentos e recursos para o funcionamento de uma clínica móvel e trouxe, ainda, profissionais de saúde aptas a realizarem os procedimentos.

Estar hoje em Sorocaba é um marco para a Secretaria da Mulher, que tem feito muitas ações importantes, especialmente na área da saúde, um pilar fundamental para o bem-estar da mulher. Então, a partir dessa parceria, conseguimos realizar quase 500 exames preventivos. E sabemos que, com a detecção do câncer em seu estado inicial as chances de cura podem chegar a 95%. Como procuradora da mulher, na Câmara, tenho conseguido realizar parcerias como esta, com o Hospital de Amor, a Prefeitura de Sorocaba e a sua Secretaria da Mulher. Assim, já fizemos mais 9 mil exames, em várias cidades. E justamente hoje, no aniversário de Sorocaba, conseguimos fechar com chave de ouro esta ação e proporcionar, para essas mulheres, sair da fila de espera e vir até aqui realizar seus exames preventivos”, disse a deputada Maria Rosas, em visita a Sorocaba para acompanhar de perto a ação com a carreta.

Conheço a deputada e acompanho seu trabalho, por já ter participado como voluntária em várias instituições. Além disso, o mais importante é que ela deixa de lado a máxima de que outubro é o mês da prevenção e vem trabalhando com esse tema o ano todo, porque a saúde não pode esperar”, ressaltou a secretária da Mulher de Sorocaba, Rosângela Perecini.

Exatamente. Quem ama cuida, e nosso objetivo é cuidar da mulher o ano todo”, concluiu a deputada.