Agência Minas Gerais | Governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil debatem propostas para o meio ambiente na 13ª edição do Cosud, em Curitiba

O governador de Minas Gerais Romeu Zema participou, nesta terça-feira (19/8), em Curitiba (PR), do 13° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que debateu, principalmente, medidas em relação ao meio ambiente no Brasil.

A 13ª edição da reunião dos governadores dos estados do Sul e do Sudeste do país está sendo realizada dentro da Conferência da Mata Atlântica, que visa a articulação nacional e internacional sobre os grandes desafios das mudanças climáticas, que ocorre até esta quinta-feira (21/8), na capital paranaense.

Durante o Cosud, os governadores assinaram a carta de Curitiba, que elenca as principais demandas e propostas do grupo, sobretudo em relação ao meio ambiente e a Mata Atlântica. O documento será encaminhado à presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), em novembro, em Belém (PA).

O chefe do Executivo mineiro reforçou o compromisso do Governo do Estado em realizar a transição energética de maneira sustentável.

 








 
 
   
   


“O café, da mesma forma, nós já temos conseguido atestar que mais de 99% da produção é feita com responsabilidade ambiental. Então essa visão de que sustentabilidade é o caminho do futuro está muito incorporada em Minas”, concluiu Zema.

Tratado da Mata Atlântica

O acordo, firmado pelos sete governadores durante a nona edição do Cosud, em outubro de 2023, visa a união de esforços para a preservação, conservação e a utilização racional dos recursos naturais da Mata Atlântica.

A proposta coletiva prevê o plantio de 100 milhões de mudas e a restauração de 90 mil hectares do bioma até o final de 2026. Minas Gerais ultrapassou mais de 70% da meta de plantio firmada no Tratado da Mata Atlântica. Já são mais de 5 milhões de mudas nativas plantadas em todo o estado, o que permitiu que Minas alcançasse, em julho de 2025, 73% do total previsto, que tem como meta 7 milhões de mudas replantadas até dezembro de 2026.

Novo presidente

A 13ª edição do Cosud também marcou a posse do novo presidente do consórcio, que ficará  a cargo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Ele foi escolhido no último encontro e ficará à frente da instituição pelos próximos meses.